terça-feira, 12 de novembro de 2013

Empregada...


Sobre o assunto "preparar a casa para a vinda da empregada no dia seguinte", é assim: 

Ter empregada nos dias de hoje é quase um luxo. Um luxo com o qual eu felizmente sempre vivi e admiro mesmo muito quem não o tem. Nunca cresci habituada a não fazer nada, aliás em casa dos meus pais empregada nenhuma fazia camas!!! Isso era obrigação de cada um de nós, bem como arrumar a cozinha, a loiça, apanhar e estender roupa, etc.
Cresci sempre com empregada mas sem abusos!!!
Quando me separei a 1ª coisa que fiz foi dispensar a empregada porque a situação financeira não me permitia que fosse de outra forma. No minuto seguinte a minha mãe readmitiu-a e assumiu esse encargo como dela. Não queria que a filha se tornasse escrava do lar se durante o casamento e toda a sua vida de solteira sempre teve ajuda. Não porque alguém decidiu sair porta fora. Mais do que nunca eu precisava de ajuda, de tempo para mim, e para a minha mãe foi ponto de honra que a empregada se mantivesse. Alguns ajustes, redução de horário, mas manteve-se.
Mas claro que uma casa se suja e acumula coisas para fazer e limpar e arrumar e roupa para passar todos os dias. E claro que a pouca (muita) ajuda que a minha querida I me dá não é suficiente para uma casa com 2 crianças. Mas é muita!!!! Pouca em tempo, é um facto, mas cada minuto que me retira desse trabalho faz-me ganhar horas de vida!!! E claro que com pouco tempo se eu não ajudar e facilitar...o tempo voa e tudo fica por fazer ou acabar.

Assim sendo tenho alguns "truques" para facilitar a vida à I e deixá-la disponível para as tarefas que mais me custam ou menos gosto.
Por exemplo, nos dias de mudar as camas e toalhas das casas de banho, eu deixo logo tudo pronto, tudo fora do armário e pronto a mudar. Ou seja, a I não perde tempo em gavetas e armários à procura de toalhas e lençóis.
Deixo tudo arrumado, não há roupa espalhada para arrumar, brinquedos, etc.
Tento deixar a roupa estendida e de preferência apanhada do estendal (a não ser que esteja molhada). O cesto da roupa suja vazio para que a roupa das camas e casas de banho vá directa para a máquina de lavar.
Claro que há dias em que não faço nada disto...outros em que faço muito mais...
Valorizo cada minuto que a I vem cá a casa trabalhar. Valorizo e admiro a minha mãe por mesmo tendo eu a idade que já tenho (pouquinha, claro) ainda me proteger e continuar a querer sempre mais e melhor para mim. 


Sem comentários:

Enviar um comentário