sábado, 28 de setembro de 2013

Com amigas assim....

Conversa de café entre amigas...uma...grávida, barriguinha pequena de início de gravidez mas que não deixa margem para dúvidas...a outra...a outra, (caindo na eventual asneira de estar a estereotipar e tirar conclusões precipitadas), era a típica mulher solteira, emancipada, bem sucedida profissionalmente, super produzida...ou melhor...toda "quitada"...para quem os filhos são uma cena abominável e a gravidez uma doença pela qual só alguém mentalmente afectado se deixa contagiar....ou então (esta hipótese tornou-se para mim a mais válida depois de assistir a toda a conversa), uma grande invejosa pelo estado de euforia maravilhosa da amiga...porque a felicidade dos outros às vezes dói e a inveja é um sentimento muito feio...já dizia o outro...

O centro da conversa foi a "não grávida"...não havia cá histórias maravilhosas sobre a gravidez, o bebé, a hipótese de sexo, a escolha de nomes, o carrinho a escolher, etc...nada disso...a conversa era sobre o mito, na opinião da não grávida, dos desejos de grávida!!! "Tal coisa não existe e é uma desculpa esfarrapada das grávidas para enfardarem o que querem e terem desculpa para ficar umas lontras". Pois...e assim se desfez o sorriso da futura mamã, que saboreava um aparentemente divinal Molotof, cheia de desejos do molho de caramelo que o cobria....

Ora, ao ouvir isto quase, quase me meti na conversa...ou pedi um Molotof para mim para me solidarizar com a grávida...mas depois achei que isso seria uma grande desculpa esfarrapada para eu própria enfardar um doce e depois estava a dar razão à bruxa má...com a agravante que eu nem tenho uma gravidez para servir de bode expiatório, claro!!! 

Não, nunca tive desejos estranhos, nunca obriguei ninguém a levantar-se às 4 da manhã para me ir comprar tâmaras ou figos em pleno Inverno...mas tive vontade de consumir coisas com maior frequência ou de comer coisas que não gostava. E não era desculpa para nada porque se há taaanta coisa que gosto porque haveria de querer comer coisas de que não gosto?!!! 
Na 1ª gravidez, da C, bebia imenso sumo de laranja e comia imensas laranjas...muito mesmo...claro que depois tinha imensa azia e aftas mas não moderava o consumo...a propósito da azia, a mãe do pai dos meus filhos (podia dizer avó mas...) dizia que a minha filha ía nascer com imenso cabelo porque azia é sinal de cabelo...a avaliar pela azia que eu tinha já esperava que a C nascesse tipo Cher...nasceu quase sem cabelo...toma...
O "desejo" estranho que tive nesta gravidez foi de sardinhas e pimentos!!! Eu odiava ambos!!! Nem cheirar!! Até ao dia em que me apeteceu...comi...voltei a comer muitas vezes e 9 anos depois é das coisas que mais gosto e quem me tira sardinhas e salada de pimentos no Verão tira-me o próprio Verão!!!
And guess what....a C adooooora sardinhas e sumo de laranja!!! Desde bebé pequenina!!! Adora de paixão e por ela comia sardinhas todos os dias o Verão todo!!! Coincidência?!!! Sei lá...seguramente sim...

Na 2ª gravidez, do T, ao almoçar com uma amiga que comia favas com enchidos...apeteceu-me...comi, comi até não poder mais...repeti muitas vezes e hoje em dia adoro favas!!!! Se o T também gosta ainda não sei...acho que nunca me lembrei de lhe dar tal iguaria...parece-me um prato um pouco pesado, mas seguramente o meu querido filho vai amar e confirmar a minha teoria!!!

Portanto, amiga grávida que não conheço: estou contigo. Grávida tem desejos sim!!! Come o Molotof sem peso na consciência...mas também se não comeres não penses que o bebé vai nascer com cara de Molotof só porque não satisfizeste o teu próprio desejo...isso sim é que é um mito...isso e aquilo da relação azia vs quantidade de cabelo!!! 
Ah, e a outra teoria da tua "amiga" (espero que tenhas outras amigas e que mantenhas essa longe da criança quando nascer porque a inveja...essa sim, não é mito!!!!)...dizer que odeeeeia grávidas barrigudas?!!!! Pelo amor de Deus!!! Esquece, ignora, saboreia o teu doce enquanto ela fala...blá, blá, blá...as grávidas são lindas barrigudas!!! Não digo gordas balofas...mas com um barrigão daqueles!!! Eu tenho umas saudades das minhas mega barrigas!!!

Se mesmo assim quiseres continuar a ser amiga dela, diz-lhe que a gravidez é um estado de graça, que a maternidade vale cada quilo a mais, cada estria, cada grão de celulite, cada dor, cada noite mal dormida!!! E que a vida ganha um significado tão diferente...mas tão diferente que nem conseguíamos imaginar!!!


PS - adorava ter mais filhos....mas, para além de para tal ter que encontrar um pai para a criança...tenho algum receio de que com uma 3ª gravidez passasse a gostar de iscas...e eu odeio de morte e não quero nunca gostar de tal coisa!!! Há mais coisas que não gosto e poderia passar a gostar, mas algo me diz que à 3ª ficaria fã de iscas e eu nãaaaao quero!!! Se calhar mais vale não arriscar....

Sem comentários:

Enviar um comentário