sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Carnaval

Que não gosto especialmente do Carnaval não é segredo para ninguém, mas que adoro ver a alegria das crianças (minhas e não só) é um facto ao qual não tenho como escapar.

Acho o nosso país pobre na tradição carnavalesca, ou não me identifico com o nosso Carnaval...não acho especial piada à sátira política muito utilizada nos disfarces, cortejos e carros alegóricos em diversas cidades. Não gosto da tentativa de aproximação ao Carnaval brasileiro, porque o fosso entre o nosso e o deles é abismal. 

Gosto do Carnaval de Veneza, pela imponência, pelo mistério sempre associado aos rostos tapados por máscaras, pela forma como nos transporta para outros tempos, pela riqueza, pelo requinte.
E, completamente oposto, gosto do Carnaval do Brasil, pelo calor, pela cor, pelo movimento, pela alegria, pela aproximação de classes, pela entrega, pelo sangue, suor e lágrimas que os brasileiros deitam nesta altura do ano.

De resto...

Mas quando temos filhos não são só as nossas prioridades que mudam, tudo muda, até os nossos gostos. Gosto da alegria e do entusiasmo das crianças e a verdade é que chegando esta altura tenho sempre mil ideias e até anseio pelo dia em que vou vestir os meus pequenos.

Hoje foi dia de os vestir...de partilhar com eles a descoberta dos disfarces dos colegas, a alegria, o riso e a cumplicidade.

Hoje foi dia de aproximar os Povos do Mundo, de demonstrarem que somos todos iguais, que partilhamos todos o mesmo planeta, que devemos todos dar as mãos por um mundo melhor e mais unido.
E foi essa união, essa alegria, essa partilha que conseguiram transmitir e com isso levar para o Colégio o 1º prémio do desfile de Carnaval de escolas.
Não tanto pelo prémio, que isso é secundário, mas pela alegria, e por tudo o que aprenderam, interiorizaram e transmitiram quando se uniram para desfilar todos com o mesmo tema e com o mesmo propósito, Povos do Mundo, o dia de hoje valeu muito a pena.


 (mesmo de canadianas a C ainda deu um ar da sua graça em parte da coreografia)

 (o T super aplicado a desempenhar o seu papel, dançar e cantar é com ele)

 (and the oscar goes to.....)

(o mundo das arábias neste dia de povos do mundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário