sábado, 8 de fevereiro de 2014

Lisboa...

A minha cidade, a cidade que adoro e onde, mesmo até me imaginando a morar em muitas outras, quero sempre voltar...
Aqui nasci, cresci, aqui nasceram e crescem os meus filhos....a nossa cidade onde adoro quase tudo (excepção feita à lindíssima e carismática calçada portuguesa, que tão valiosa e tanto trabalho dá, mas que é um horror para quem nela caminha, em especial de saltos altos).
Hoje foi dia de deixar o carro em casa, aproveitar as vantagens dos transportes públicos e do andar a pé...hoje foi dia de almoçar no Terreiro do Paço, visitar o Family Fashion Market e subir ao meu eterno Chiado.

(mais um dos muitos eventos a que Lisboa, e não só, nos habituou e que permite no mesmo espaço reunir várias marcas, desta vez não só destinadas a crianças mas a toda a família)





O renovado Terreiro do Paço, ou Praça do Comércio, situado na Baixa lisboeta, junto ao rio Tejo, onde se localizava o Palácio dos Reis e que ficou destruído pelo Terramoto de 1755. Na reconstrução da zona, planeada por Marquês de Pombal, esta praça assumiu um papel preponderante e tornou-se sede de vários Ministérios
Foi outrora a entrada nobre na cidade de Lisboa. Era por aqui, mais precisamente pelo Cais das Colunas, que desembarcavam as mais importantes e ilustres figuras mundiais que visitavam o nosso país. 

Depois de forte papel e palco de muitos acontecimentos na história de Portugal, em 2012 esta praça abriu renovada. Um lugar moderno, amplo, cosmopolita, com bares, discotecas, restaurantes e esplanadas, a trazer vida a tão nobre e imponente praça, um tanto apagada noutros tempos. E que ainda serve de palco a diversos eventos como concertos, espectáculos multimédia, etc.

E que bem que se está naquelas esplanadas, a ver o rio, com o Cristo Rei a acenar na outra Margem a ver a circulação de pessoas à nossa volta...turistas ou locais, a aproveitar o fabuloso sol de inverno desta linda cidade.



(ainda deu para um passeio de final de tarde pelo Chiado,a minha zona preferida de toda a cidade, onde se encontram várias gerações, estilos e onde o comércio de rua continua vivo. No Chiado respira-se modernidade, um espírito cosmopolita e típico de qualquer capital europeia. No Chiado não há elitismo, preconceito e reina a diversidade e o ser-se eclético)

Sem comentários:

Enviar um comentário