domingo, 16 de junho de 2013

Sinceridade...

Confesso...sabe-me bem estar sozinha, sem filhos, sem horários, sem pressas, simplesmente dedicada a mim e ao dolce far niente...
Podendo parecer mal...sou o mais sincera possível...

Morro de saudades dos meus filhos quando não estão comigo...não anseio pelos fins de semana sem filhos...não chego a esse ponto...mas sabe-me bem...sim, confesso e sei que posso ser incompreendida e criticada...

Os meus filhos são tudo para mim, são a minha vida, a perspectiva de terem que começar a passar fins de semana com o pai era para mim aterradora...confesso que "odiei" o pai deles pelo facto de ter que me sujeitar a estar sem eles para eles estarem com ele....confesso que pensava que no 1º fim de semana sem eles eu me sentiria perdida, desolada....mas não...esse 1º fim de semana dediquei-o a...imagine-se...dormir!!! Dormir à séria!!! Qualquer coisa como acordar à hora de almoço, comer qualquer coisa, adormecer logo a seguir a ver televisão (adoro), acordar, comer qualquer coisa e dormir novamente até ao dia seguinte!!! Repus os níveis de sono de anos (e ser mãe até nem me tirou muitas horas de sono porque tenho uns filhos abençoados que adoram dormir desde o dia em que nasceram...nunca experimentei a típica sensação de quem é pai ou mãe e se tem que levantar às 7 da manhã ao fim de semana porque a alvorada infantil assim obriga). Não dormi por estar deprimida...dormi mesmo por ter sono!!! Soube-me...tão, mas tão bem...família e amigos ligavam achando que eu estaria down pela ausência das crianças...e eu só queria mesmo era dormir!!!

Hoje em dia sinto imensas saudades sim...fazem-me imensa falta, penso sempre naquilo que poderia estar a fazer com eles, parece sempre que quando não estão comigo existem imensos programas e imensa vontade de fazer isto e aquilo e "ai que pena, logo hoje que não estão comigo"....

Mas se é um drama?!!! Não!!! Qual de nós, mulheres, não precisa de tempo??? Tempo daquele a sério, não daquele em que se vai a correr ao cabeleireiro enquanto o pai ou a avó ficam com as crianças...e sempre com uma espécie de sentimento de culpa porque estamos a fazer algo supérfluo ao invés de cumprirmos com as nossas obrigações parentais....

Não conto os dias para a C e o T irem para casa do pai...nada disso...e quando lá estão conto as horas para voltarem...mas optei por aceitar que a vida é assim...que será sempre, o resto das nossas vidas, de mãe, de pai e de filhos...
Os fins de semana sem filhos não trazem nada de diferente nem novo à minha vida, não "preciso" que estejam longe para fazer aquilo que não posso fazer com eles...apenas organizo e planeio a minha vida para aproveitar esses dias, essas horas para fazer tudo aquilo que sempre fiz mas sem prejudicar o tempo que tenho com eles...para ir às compras, para cuidar de mim, ir ao cabeleireiro, fazer depilação, arranjar as unhas, ir ao supermercado, ir ao cinema, ir almoçar ou jantar fora, ver o que me apetece na televisão sem ser Disney Channel e as suas séries infanto juvenis com adolescentes histéricas aos gritos que me levam à quase loucura...

Vivendo sozinha com 2 crianças coisas simples como ir arranjar as unhas ou ir ao supermercado carecem sempre do babysitting da avó, que apesar de estar sempre 200% disponível, me custa pedir tudo e mais alguma coisa...ou então de os levar comigo e logo a seguir me arrepender...claro... 

Quando a nossa vida quase se desmorona como um castelo de cartas, é fundamental mantermos o nosso espaço, o nosso tempo, senão corremos o risco de sermos engolidos pela rotina e pelos afazeres de ser-se mãe...é essencial manter-se a sanidade mental...é tão mais fácil ficar deprimida de pijama a chorar pela casa sem fazer nada...mas é tão melhor dedicar um fim de semana inteiro aos nossos filhos sem mais nada em que pensar...sabendo que no fim de semana seguinte vamos ter todo o tempo do mundo para dormir, correr, ir ao supermercado, ir ao cabeleireiro, comprar aquele presente de aniversário para alguém e que nunca temos tempo...

Este fim de semana, que ainda não acabou, já fiz:
  • uma massagem. Não, não tenham inveja...nada de massagem de relaxamento...é mais de emagrecimento e é algo deveras doloroso - atenção, super eficaz, estou a adorar, acho que nunca mais me "separo" destas massagens - mas que dói, dói...e que fico com a barriga e as pernas negras, mas mesmo negras tal é a força que o jovem deposita em mim para me livrar dos pneus...Mas noto grandes diferenças que isso é o importante...ainda não é desta que volto aos bikinis, até porque agora além de gordurinhas (...inhas é querido) tenho nódoas negras!!!
  • visita ao Ikea e Zara Home - no próximo mês os patinhos vão de férias 2 semanas com o pai (isto sim...odeio...porque 2 dias ainda vá que não vá mas 2 semanas...Deus meu...isto já é demais...mas daqui a 1 mês falamos sobre isto). E nesses 2 semanas vou finalmente separá-los de quarto...para alegria da C e grande tristeza do T. Ela uma pré pré-adolescente farta do irmão mais novo no mesmo território e ele um pinga amor que nunca vai conseguir cortar o cordão umbilical com a mana e com a mãe e que já lhe disse que está contente por ter um quarto só para ele mas à noite, para dormir, vai para o quarto dela...tem tudo para correr mal...muita invasão de quarto se avizinha por parte dele com muito grito histérico como consequência por parte dela. Como tal, comecei a dedicar-me a pesquisas de decoração e respectivas compras...com tudo escondido pela arrecadação e pelo meu roupeiro que a surpresa só será revelada após o regresso dos patinhos!!!
  • visita ao El Corte Inglés para comprar um presente para um amigo...visita essa que me levou a lembrar que precisava de um fato de banho novo (bikinis...que saudades...para o ano...prometo que é para o ano...). E como levei a minha mãe que tem um "olho" daqueles para estas coisas..saí de lá com 2 fatos de banho por 21 €...os 2!!! 10,50 € cada....viva a minha mãe que descobre estas coisas e viva as promoções que nesta altura do campeonato são uma salvação...
Ah...e dormi até às...não digo a hora, parece mal...mas asseguro que foi algo de vergonhoso...e tão bom!!!

Amo os meus filhos, mas também gosto de mim, gosto de ter tempo para mim porque uma mãe feliz e de bem com a vida cria e educa filhos mais felizes, porque todo o tempo com eles é aproveitado para eles e não com cenas fúteis como compras, cabeleireiros e afins...

Todos os pais querem o melhor para os filhos, todas as mãe sonham em dar-lhes uma família normal e estruturada, mas quando tal não é possível compete-nos fazer o melhor que conseguirmos para não complicar o que pode ser simples...as crianças têm sim que passar fins de semana com o pai (ou com a mãe consoante for o caso) e a nós compete-nos ser e ficar bem e felizes...porque para além de mãe sou ser humano e mulher...


Confesso...sabe-me bem estar sozinha, sem filhos, sem horários, sem pressas, simplesmente dedicada a mim e ao dolce far niente...
Podendo parecer mal...sou o mais sincera possível...e não atire a 1ª pedra quem não é pai ou mãe e nunca desejou umas horas de "solidão" ou ter mais tempo para si...

Sem comentários:

Enviar um comentário