domingo, 23 de junho de 2013

Sou das que choram....

(esta frase foi escrita depois do post concluído e serve apenas para alertar para a grande extensão do mesmo...mas o assunto assim "obriga")

Sim...é verdade...choro quando estou feliz, choro quando estou triste, choro quando me elogiam, choro quando elogiam os meus filhos, choro em todas as actuações dos meus filhos em festas de escolas, choro em despedidas (por muito curta que a separação seja), choro quando me fazem bem, choro quando me fazem mal...no entanto acho que sou surpreendentemente forte.
Não sou fraquinha, não sou piegas...sou emotiva...
Não sou nada romântica nem dada a lindos romances com finais felizes...sou pragmática, gosto do lado controlado, assertivo e prático da vida. Acredito que tudo é eterno enquanto dura mas para sempre talvez seja muito tempo. Acredito que é possível demonstrar sentimentos, amar e ser amada sem aquele lado "meloso" quase enjoativo. 
Gosto de me rir, gosto daquele clima de "picardia", de troca de "galhardetes", gosto que achem que tenho mau feitio, gosto que me provoquem porque sabem que eu nunca deixo ninguém sem resposta.
Gosto de transmitir essa imagem de durona, impenetrável e intransponível, que dá luta...mas a verdade é que qualquer coisa me leva às lágrimas...

Ouvir alguém na escola dos meus filhos dizer-me "parabéns mãe, a C e o T são crianças muito especiais"...leva-me às lágrimas de forma quase compulsiva.

As despedidas arrasam comigo...e daí este post...hoje...

O ano lectivo do T terminou ontem...o da C já havia terminado mas no caso dela é apenas um "até depois das férias de Verão"....no caso do T...é um "até depois das férias de Verão, numa nova turma, com novos colegas, e acima de tudo com nova professora"...ufa...é duro...

No que diz respeito aos meus filhos sou uma mãe dura, confesso...ralho muito (não de forma gratuita, mas pedagogicamente...se é que isso é possível...), zango-me, exijo deles que sejam bons filhos, bons amigos, bons alunos (não os melhores mas sim o melhor que conseguem e sabem ser), bons seres humanos. 
No que diz respeito aos meus filhos sou a maior sentimental que pode existir...mais grave ainda...no que diz respeito aos filhos dos outros também o sou...em especial se me identifico com a "dor" alheia...

Há 3 anos a C e o T mudaram de colégio. Por nenhuma razão em especial e ao mesmo tempo por muitas. O novo colégio era literalmente novo, instalações a estrear no ano em que entraram, com melhores condições físicas, melhor localização....e a perspectiva de mais amigas lá inscreverem os filhos era aliciante...a hipótese dos amigos, dos grandes amigos com quem convivemos frequentemente, cujas casas frequentamos, filhos dos meus melhores amigos, serem também colegas de escola era algo que pesava fortemente na decisão. Éramos felizes no anterior colégio, tudo corria bem, não era perfeito mas ainda não se encontrou nem encontrará um colégio que satisfaça 100% as exigências dos pais.
E o facto de tudo estar bem, da C e do T serem felizes, tornou a decisão dura. Muito dura. No último dia para fazer a matrícula fiquei horas à porta do colégio novo dentro do carro...a chorar...sem saber o que fazer...e tudo porque tinha acabado de falar com o anterior colégio (onde ainda andavam na altura) e a funcionária que me atendeu me disse "mãe...não me diga que é verdade que vai tirar os seus filhos daqui...nem acredito que a minha conchinha - como carinhosamente tratava a C - se vai embora...pense bem mãe...toda a gente adora essa menina...vai-me custar tanto...." Não era a educadora dela, não era a auxiliar...era simplesmente a empregada da recepção que todos os dias lhe dizia bom dia ao chegar e boa tarde ao partir....
Nesse momento senti-me a pior mãe do mundo....a tirar aos meus filhos a zona de conforto deles, a amizade e o amor que tinham no colégio...por tão poucas e tão fracas razões...liguei à minha mãe, liguei ao pai dos meus filhos (com quem ainda era casada)...ambos me diziam que eles estavam bem e felizes, que seguramente iriam ficar bem e ser felizes no novo colégio mas se estava em dúvida o melhor era  não mudar...arriscar a felicidade e o bem estar deles era muito...mas o meu 6º sentido fez-me limpar as lágrimas e enquanto todos achavam que eu estava a retroceder na minha posição, saí do carro, fiz a matrícula e nunca mais tive dúvidas.
A despedida foi dura, muito dura mesmo...por acaso seria um ano de transição, da creche para o pré-escolar, para um edifício diferente e com educadora diferente dentro do mesmo colégio, no caso do T e do pré-escolar para o 1º ciclo, no caso da C, ou seja, só por si o final do ano lectivo já seria emotivo. 
Foram muitas lágrimas de saudade, muitas despedidas verdadeiramente sofridas.

No dia de inauguração do novo colégio, ao subir aquelas escadas, todos os meus receios desapareceram na hora. Senti-me, e as crianças também, imediatamente bem vinda. A 1ª pessoa que conhecemos, que nos apresentou o colégio e logo no 1º segundo se "apaixonou" pelos meus filhos (em especial pela C) foi alguém que hoje tenho no coração como se fosse uma mãe...e que eu sei que gosta de mim e dos meus filhos como se fossemos a filha e os netos que nunca teve...é mais do que uma amiga...tem sido um grande apoio nestes 3 anos e por mais que a elogie nunca conseguirei transmitir a fantástica pessoa que é. De um altruísmo, solidariedade, carinho, preocupação....que não há igual...alguém com uma vida muito sofrida, cujos problemas pessoais deveriam fazer dela uma pessoa fria, dura, amargurada....mas não...é a única pessoa que conhece todas as crianças daquele colégio (e são umas largas centenas) pelo próprio nome...conhece todos os pais, avós e afins...é a última a sair do colégio e se algum pai se atrasar e o colégio fechar é ela que fica de forma espontânea e voluntária à porta com as crianças...se preciso fosse levava-as a casa, ou para sua casa...todos os alunos a adoram e respeitam...mais até do que às próprias professoras. É a cara com que nos deparamos todos os dias na entrada e tem sempre uma palavra amiga. Parece que me conhece desde sempre. Mesmo que eu esteja de óculos de sol...as usual....consegue perceber que "hoje não estás bem...eu vejo pelos teus olhos...e não digas que é cansaço que eu conheço-te e sei perceber quando estás cansada ou quando é outra coisa"...fantástico...lê e interpreta os meus olhos mesmo escondidos atrás de uns óculos...

No dia em que a D estava à porta daquele colégio a dar as boas vindas aos pais e alunos e de imediato se encantou pela C eu percebi que o meu 6º sentido que me fez não retroceder na decisão, naquela tarde quente, dentro de um carro, estava mais uma vez certíssimo. Foi o melhor cartão de visita...um ser humano fenomenal...

Transposta a porta de entrada foi hora de conhecer a professora da C e a educadora do T. Mais uma vez a confirmação de que Deus esteve ao meu lado quando tomei esta decisão. 
Como professora da C "calhou-me" a única que eu não queria...e porquê? Porque tinha visto fotos do corpo docente no site e achei que era muito velha (perdoem-me por esta espécie de descriminação) e achei que não iria ser motivadora para as crianças e blá, blá, blá...a minha mãe, professora de profissão só me dizia "reza para que seja mesmo essa que é uma pessoa experiente"...mas eu achei que professoras da velha guarda não era para mim!!!
Wrong....completamente enganada...a C encantou-se com ela e vice-versa logo no 1º "olá"...ama esta professora de paixão...é uma mulher extraordinária, com uma força surreal, uma capacidade de chegar às crianças, uma dedicação, uma excelente profissional, nunca deixa um aluno para trás, o toque para a saída para ela é meramente indicativo, ignora-o sempre que algum aluno tem dúvidas ou dificuldade e não sai daquela sala sem ajudar até à exaustão...ralha imenso, levanta a voz, põe de castigo, é conhecida pelo ar duro e disciplinador e o resultado é...o respeito de todos...o carinho de todos...não há ex-aluno mais velho desta professora que não se cruze com ela nos corredores ou recreios e não lhe vá dar um beijinho ou abraço...é uma professora à séria, daquelas para quem ensinar não é uma profissão mas sim uma paixão, uma missão...tem sido uma grande amiga. Gosto muito dela, quase como se de uma mãe se tratasse...(e já vou com 2 mães adoptivas...). A C tem por ela uma adoração e amizade que não se descreve.

De seguida foi a vez de conhecer a educadora do T e quando eu pensava que já nada podia correr melhor, surge-me alguém que veio mudar a vida do T!!!! A melhor, repito, a melhor educadora do mundo e arredores...tantos adjectivos poderiam descrevê-la...uma fantástica profissional....como eu, de lágrima fácil, com um carinho especial pelo T, que por ela tem uma espécie de "paixão platónica" de aluno vs professora...divertida, de uma boa disposição e  humor fora de série, de uma assertividade que disciplina os seus alunos, uma mulher multifacetada, com imensas valências, com imensa imaginação, com quem me "perco" a falar...que me faz ter orgulho em mim própria...que me lembra todos os dias aquilo que eu sei, que tenho uns filhos fantásticos...que tudo fez em 3 anos para que a separação dos pais não tivesse repercussões negativas no T (um aparte, eu e o pai dos miúdos separámo-nos já depois deste dia de inauguração do colégio mas antes mesmo do início do ano lectivo)...que nunca se coibiu de apontar todos os erros que poderiam prejudicar o T, em prol do bem estar dele...cuja opinião e conselhos eu sempre respeitei muito e que sempre gostou de ouvir a minha opinião....aliado a tudo isto a auxiliar da sala...uma menina doce, meiga, a grande amiga do T, alguém com quem partilhava os desgostos e feitos futebolísticos...mais que uma mera auxiliar...a grande companheira...2 mulheres que fizeram destes 3 anos, anos fantásticos para o T...

E daí este post...esta lamechice toda...o T terminou oficialmente o pré-escolar e mãe e filho estão neste momento com um misto de sentimentos...aliada à felicidade, entusiasmo e orgulho de ter o 1º ano à porta....está a saudade e a nostalgia de 3 anos muito bons, muito felizes...

Chorei desalmadamente no dia em que a C  e o T saíram do anterior colégio...chorei compulsivamente na festa de finalistas do T...choro incontrolavelmente pelo final de um ciclo muito feliz do meu filho....devia ser proibido "perdermos" estas pessoas nas nossas vidas...as crianças deviam ir crescendo e as educadoras e professoras íam "atrás"...boa?!!!

O T não muda de colégio...nãaaaooo...só muda de professora...está no mesmo edifício, no andar de cima, todos os dias vai passar à porta da antiga sala para chegar à nova...mas mesmo assim...é duro....ele está feliz porque vai para o 1º ano...um orgulho...mas as lágrimas espreitam cada vez que se lembra que vai deixar estes 2 amores para trás...ainda por cima na divisão de turmas ficou separado do best friend ("por questões de comportamento", diz ele próprio...ciente de que juntos tudo poderia correr mal já que ficam "cegos" com tanto entusiasmo que não ouvem nem vêm nada mais à volta...a não ser uma bola de futebol e as conversas de bola....).

No dia em que entrámos naquele colégio pela 1ª vez eu pensei "aqui vou (vamos) ser feliz"...e fomos...e somos...
Obrigada a estas 4 mulheres (no meio de tanta gente que sempre nos recebeu e tratou bem nesta escola)....
D, G, R e M...foram e são as 4 pessoas mais importantes para a C, para o T e para mim naquele colégio....estarão sempre nos nossos corações e agradeço do fundo do coração por tudo...e vocês sabem que o tudo ao longo destes anos para nós foi muito, mesmo muito...

Em especial à R e M não é um adeus, é um até já...só deixam de ser as educadoras do T...mas serão sempre as amigas...com um lugar muito especial na nossa vida. 

E por aqui me fico que o texto já vai longo, a hora é tardia (e amanhã gostava de aproveitar o dia de praia com a criançada) e as teclas do computador já "nadam" nas minhas lágrimas...

PS - só para enquadrar...apesar de uma melhoria nestes últimos meses passei (e os miúdos idem) uma fase complicada com a minha separação, essencialmente com questões relacionadas com as crianças...não vou alongar-me sobre o tema...nem sei se algum dia dedicarei algumas linhas a tal assunto...mas se os meus filhos ainda se mantêm no colégio, se mantiveram a estabilidade, se são alunos brilhantes, seres humanos com valores, bons amigos, emocional e psicologicamente estáveis, devo-o a muita gente é certo...família, amigos, a mim própria (humildade é sempre boa mas reconhecer o óbvio é essencial)...mas essencialmente a este colégio...a todos em geral, a estas 4 pessoas em especial!!!

(esta é uma imagem que não se repetirá mas trará muitas saudades)


(daqui a 1 ano, quando a C terminar o 4º ano virei aqui novamente chorar de saudades desta imagem)


Sem comentários:

Enviar um comentário