sexta-feira, 24 de maio de 2013

E o Porto é o meu grande amor (um dos...)....

No rescaldo de um campeonato terminado, suado e sofrido...depois de deitada a toalha ao chão... como uma Fénix renascida das cinzas, assim renasceu a minha esperança, a certeza, a emoção, o nervoso miudinho...
O coração apertado, a suster a respiração até ao momento em que se vê em todos os canais de TV "Porto é o campeão"!!!!

Não me lembro quando comecei a ser Portista e não me lembro porque ninguém se lembra do dia em que nasceu. A componente genética tem muito peso é certo, oriunda de uma família portista nada diferente se esperava. Lembro-me sim de acompanhar o meu pai...do gritar "Viva ó Porto" do alto dos meus 3 ou 4 anos em pleno Estádio de Alvalade, infiltrada no meio dos adeptos verdes e brancos...do meu pai ser "obrigado" a mudar de poiso...pelo sim pelo não....que nada nem ninguém, nem a tentativa de suborno com um gelado me calava.....possuída de todo, a gritar a plenos pulmões pelo meu 1º grande amor!!!

Lembro-me de crescer no meio de uma minoria. Se hoje muitos, cada vez mais, se assumem portistas, nem sempre se viu tanto azul e branco a pairar numa cidade maioritariamente encarnada ou verde. 
Lembro-me de em plena adolescência e num grupo de amigos maioritariamente "lagarto" ter pensado que se calhar podia ser do Sporting...eu até tinha sido atleta do Sporting (ginástica)...era o clube dos betinhos, da malta gira e chique...mas....nop....o meu coração manterá sempre uma cor: azul e branco (duas cores que formam uma, que neste clube nada se dissocia, tudo é uno). Até porque o Porto tinha o Vítor Baía, ídolo da minha adolescência (ah...eu não sou muito de ter ídolos....mas abro sempre algumas excepções quando a pessoa em causa tem algum atributo pelo qual valha a pena mudar a minha forma de pensar).

O Porto é isso...a união...do Bulhão (como os críticos dizem) à Foz. 
Ser portista não é ser anti qualquer coisa...eu até tenho um carinho especial pelo Sporting...juro que tenho...adoro o Belenenses...e o Benfica...nada anti...há lá prazer maior que reconhecer que o Benfica é grande?!!! Significa que somos ainda maiores!!! Ganhar aos fracos é fácil...vencer os fortes...é enorme!!! 
Os "outros" vivem a sua vida a culpar, apontar o dedo, preocupam-se mais com o meu presidente do que com o dos seus clubes!!! Lá está...só se fala de quem tem valor. E goste-se ou não, a importância deste sr. para o Porto, para o futebol, é inquestionável. Procurem onde conseguirem mas nunca encontrarão presidente que reúna tanto consenso, que há mais de 30 anos conduza um clube ao topo do mundo!!! Faz a união e o carisma deste nosso clube. 

Não precisamos de apontar o dedo a ninguém para desculpar as nossas derrotas. E é duro ouvir-se sempre tantas críticas a algo que está no nosso coração. 
Eu não "discuto" futebol, sou acima de tudo uma senhora. E sempre defendi que futebol, religião e política não discuto porque nunca, mas nunca mudarei as minhas crenças. Respeito as dos outros porque a velha máxima de que a minha liberdade acaba onde começa a do outro é tão verdadeira como antiga. Se sempre me respeitaram?!!! Claro que não...É tão fácil atacar a minoria. 

Não suporto a postura de vida de se achar que o Porto ganha sempre às custas dos árbitros...pelo amor de Deus gente iluminada...mas estamos a falar de um clube de terceira categoria? Sem plantel? Sem mérito? Quem nunca foi em determinado momento favorecido ou prejudicado que atire a primeira pedra. O Porto joga muito!!! Tem e sempre teve grandes jogadores!!! Tem um palmarés invejável a nível internacional!!! O Porto é grande!!! Tem todo o misticismo do dragão, e a imensidão do mar e do céu azul!!!

Parabéns Porto, por todas as conquistas. Obrigada por todas as alegrias.

É um orgulho fazer parte desta família!!!

PS - não me revejo em qualquer tipo de atitude de crítica ao adversário e de tentar arranjar desculpas para os nosso fracassos...sou a 1ª a criticar os "meus" quando o fazem. Saber ganhar é fácil, saber perder uma virtude!!! Parabéns aos adversários que esta época lutaram até ao fim e nos deram ainda mais força para continuar a ser bons...os melhores!!!


A vestir a camisola desde sempre...família sócia desde sempre....


Sem comentários:

Enviar um comentário